O belo patinho é uma história infantil que encontrei na internet, escrito por Orsola. É uma história de amor materno que relata como a mamãe pata, ao ouvir que seu patinho era motivo de risos por não nadar bem, pacientemente o ensinou a superar o medo da água.
Essa narrativa é recomendada para crianças do primeiro ciclo escolar e para os pequeninos que frequentam o jardim de infância. Oferecemos essa história para leitura online e também em uma versão ilustrada em PDF com um desenho para colorir, que pode ser impressa gratuitamente.
História infantil – o belo patinho
Numa manhã de primavera, a mamãe pata, rodeada de amigas, observava Eloísa, Rebeca e Amos. Amos tinha olhos azuis incomuns e, apesar de sua falta de jeito, era muito bonito. Eloísa não se afastava de sua mãe. Rebeca, a mais animada, estava na frente da fila. Amos protegia e amava suas irmãs, mas tinha medo da água. Ele não nadava muito bem, era atrapalhado e receoso. Ficava na água por apenas alguns minutos e logo corria para sua mãe, que os observava do quintal.
O gato Eros – com a gata Bea – comentou: “Pode até ser bonito, mas não sabe nadar”.
“Coitadinho, algo está errado com ele”, concluiu Bea, “na fazenda havia rumores desagradáveis sobre uma doença estranha, talvez inventada, a ‘peperite’ que deixa os patos com medo da água”.
No Dia das Mães, enquanto a mamãe Pata celebrava com suas amigas, ouviu o pato Donald cantarolar: “Amos está doente! Ele tem ‘peperite’, ele tem ‘peperite’!”
Tomada pela raiva e desespero, ela pulou na água e começou a demonstrar para Amos.
“Com confiança, olhe para a frente, Amos. Todos podemos sentir medo, ninguém é perfeito. Seja feliz: você é muito amado por suas irmãs.”
Amos imitou a mãe e venceu o medo.
Agora, ele não era apenas bonito e amado, mas também estava orgulhoso de ser um pato. Tinha superado um medo bobo que o deixava triste. O presente mais bonito para o Dia das Mães, para a mamãe Pata, foi ter ajudado Amos a superar seu medo.